quinta-feira, julho 18, 2013

O TEMPO QUE FOR

Podem se passar dias, meses e anos, mas é impossível esquecer o passado, o interessante é conviver com ele, guardando apenas boas lembranças. Mas, e quem disse que conseguimos guardar apenas as boas lembranças? Que bom seria. 

Tem dias que apenas de fechar os olhos sinto vontade de chorar. Hoje, essa vontade veio ao ouvir meus pais dizerem palavras sábias sobre a vida, sobre viver, sobre crescer, amadurecer. Eles falaram do seu passado, da vida antes de se conhecerem, quando se conheceram e todo o percurso até ficarem juntos. A maior sabedoria vêm daquele que já viveu mais que você, daquele que aprendeu vivendo, daquele que lutou e conquistou tudo que hoje tem, através do seu próprio esforço. Porque eu nunca tive esse hábito de sentar para conversar sobre qualquer coisa que fosse com eles? Cada palavra é um aprendizado que não tem explicação. Inclusive, me arrependo de não ter conversado mais vezes com o meu falecido avô. Foi ao ouvir os meus pais que prestei muito a atenção quando o assunto era AMOR.

Mulheres sonham com o príncipe encantado vindo em seu cavalo branco. Triste realidade. Hoje, eles não vem à cavalo, mas o pior é acreditar que existam príncipes. E sabem porque eu digo que príncipes não existem? Não é porque fui traída um dia na vida e porque me iludi demais com alguém que merecia, ou porque achava que era amada e não era, ou porque sonhava alto e meu tombo foi grande, não. Príncipes não existem porque quem os cria é você mesma! 

Esperar pelo príncipe é o maior erro que se pode cometer. Você deve descobrir o príncipe que existe na pessoa que contigo está, naquela que você sente confiança, naquela que está contigo em todos os momentos, naquela que não se importa em fazer tudo e mais um pouco por você, naquela pessoa que jamais vai te abandonar.

Como disse minha madrinha, a paixão acaba e o relacionamento só vai durar quando existir o amor entre as duas pessoas, não penas de um lado. E o amor é muito diferente daquela atração física, carnal e vontade louca de ver e estar com a pessoa. No amor não temos essa loucura toda, temos algo muito mais significante, temos o companheirismo, a confiança, o afeto, o carinho e todos os adjetivos que nos fazem manter unidos um ao outro. É entender a pessoa com o olhar, respeitar, desejar e saber conviver. Minha madrinha também me alertou que não basta querer estar apaixonado para viver um amor bacana, pelo contrário, o amor pode crescer com a convivência e é esse o amor que vale, é esse o amor que dura, é esse o amor que precisamos aprender e querer.

Também já ouvi de outras pessoas que nunca o casal ama de forma igual, sempre há um que ama mais, as vezes isso varia e as vezes é de forma constante. E como a madrinha também dizia, o homem tem que amar mais a mulher do que ela o amar. E ela também fez questão de explicar o porquê. Em síntese, a mulher aguenta muito mais as coisas e as situações, não larga as pontas tão facilmente. Já o homem, ele não pensa tanto ,ele prefere agir, e é nesse agir que ele vai trair ou acabar com tudo. Para ele é muito mais fácil. A mulher cresce com esse poder de união mais forte, é ela que tenta reverter a situação, é ela que vai tentar mil e uma maneiras para as coisas voltarem a dar certo antes de optar em abandonar tudo. Não é à toa que o poder da gravidez está com a mulher, já pensou se ela desistisse de tudo e largasse mão da gravidez ou de seu filho? Se bem que nos dias de hoje é fácil ter um caso assim.

Para concluir, de toda a conversa que tive durante a semana, a minha conclusão é de que não podemos esperar e querer uma vida de amor eterna, que seja sempre como nos contos de fada. Podemos ter momentos de êxtase, mas o amor duradouro é aquele que cresce baseado na confiança, respeito e carinho. Valorize se um dia entrar na sua vida alguém que te queira bem, que te valorize, que te respeite e que seja HOMEM de verdade, pois é difícil de encontrar alguém que vá fazer tudo por você. Quando encontrar esse cara, você verá que as pessoas podem aprender a amar. Dê uma chance a você, a vida. Não planeje nada, não espere as coisas, simplesmente viva a cada momento que assim você vai aprender que o amor existe, que pessoas boas e verdadeiras, ainda que raras, também existem.